Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Docentes da Unemat começam qualificação em doutorado na área de Ecologia e Recursos Naturais
Docentes da Unemat começam qualificação em doutorado na área de Ecologia e Recursos Naturais
06/03/2006 17:50:55
por Coordenadoria de Comunicação Social

Professores da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, participam em Cáceres de curso de doutorado ofertado a partir da parceria entre a Instituição, Fundação de Amparo a Pesquisa em Mato Grosso( Fapemat) e Universidade Federal de São Carlos(Ufscar).25 doutorando, entre eles 14 docentes da Unemat dão início ao curso na área de Ecologia e Recursos Naturais

No dia de hoje (6/03) foi organizada a aula inaugural do programa. Ministrada pelo coordenador da cooperação, José Eduardo Santos, doutor em Ciências com concentração nas áreas de Ecologia e Recursos Naturais e de Ecossistema pela Ufscar, o evento foi realizado simultaneamente a cerimônia de recepção aos doutorados do programa regular da Ufscar.

De acordo com, o professor José Eduardo o momento foi reservado para apresentação do programa aos alunos. Normas, requisitos e esclarecimentos foram dados aos novos doutorandos.

A disciplina Ecologia de Ecossistema, versada por José Eduardo dá início as atividades do doutorado. Nesse primeiro momento serão apresentadas aos alunos as bases teóricas para a produção de um trabalho de diagnóstico sócio-ambiental do município de Cáceres. ‘”Queremos mostrar como o desenvolvimento influencia na alteração da paisagem, ou seja, como tem modificado a paisagem natural”, expõe.

No final do curso marcado para 2009, José Eduardo prevê a edição de um livro fruto da produção das teses dos doutorandos dessa cooperação. Cada professor titulado será responsável por um capitulo da obra , que será o relatório de sua tese . “Queremos propor uma experiência proveitosa. Uma forma de devolver para a instituição o investimento nesse doutorado”

Além dos professores da Unemat , participam como alunos nessa cooperação docentes das universidades de Cuiabá ( Unic) e Várzea Grande(Univag), da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres( EAFC), técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente( Sema) e da Empaer.

Elaine Tortorelli

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada